terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Comecei a pensar como daria a nova materia para nao ser muito complicada. Entao pensei em dar umas aulas de experiencias qutmicas para os alunos do Ensino Medio. Pesquisas apontam que os alunos costumam perceber as atividades experimentais como um recurso que facilita a aprendizagem, porque supoem "ver" algo que nao foi, perceptivel nas aulas teoricas, nao reconhecendo que a observacao e possivel devido aos conhecimentos que cada sujeito possui. Outra visao sobre a experimentagao foi a de seu desenvolvimento como um meio de diversao: "comecei a misturar agua quente com agua fria, gelo com agua, enfim percebi que estava fazendo experiencia sobre o assunto". O fascinio pelo colorido das solucoes e pelas explosoes torna a aula "divertida", e nao, propriamente, 6 entendimento do fendmeno estudado. Dessa forma, a atividade experimental tem pequena contribuicao para a apropriacao do conhecimento cientifico. Isso mostra que os alunos podem ate se interessar por quimica e um dia chegar a ser professor da mesma, mas se eles passarem o tempo todo so vendo aulas teoricas isso sempre sera um tedio para eles. Claro que o mais importante para o aprendizado de quimica e as aulas teoricas e depois vem as praticas, ou seja, as experimentacoes. Fazer com que os alunos gostem e se interessem por Quimica nao e tarefa facil, pois tem que ter muito interesse para aprender. Entao acho que facilita usar exemplos do dia a dia para ensinar. Entendemos que apenas a exemplificacao dos fenomenos do cotidiano favorece pouca a problematizacao do contexto em que os alunos estao inseridos. Outro aspecto que emerge de forma implicita do relato do aluno e o uso do cotidiano para motiva-los, o que tambem nao se tem certeza que ocorra. Essas funcoes de um suposto ensino do cotidiano e/ou contextualizado e uma crenca dos proprios professores. Se a Quimica pode ser considerada dificil, por exemplo, devido a abstract dos concertos, sabe-se que esse estigma e favorecido por uma abordagem meramente conteudista, ainda presente, contemplando muitas vezes conteudos irrelevantes. A visao da Quimica como uma materia dificil e construida antes mesmo de estuda-la formalmente, por isso acreditamos que os estudantes criam uma expectativa negativa. Os alunos acreditam na experimentaccio e na utilizacao de aspectos do dia-a-dia como facilitadores da aprendizagem e da motivacao.

Nenhum comentário:

Postar um comentário